
Hoje falaremos sobre uma das principais obras feministas do autor José de Alencar. Temos em conhecimento três livros dos quais abordam o assunto: Diva, Senhora e Lucíola. Porém, eventualmente Senhora será nosso foco. Recordemos um pouco a história: - Após ser abandonada por seu noivo Seixas, Aurélia se reclusa de qualquer relacionamento com outro rapaz. Nisso, acontecem reviravoltas em sua vida e seu avô em forma de compensação por seu erro, deixa como herança uma enorme fortuna para a moça. Ela já praticamente sozinha no mundo, tendo passado pelo luto de seu pai, irmão e mãe; fica sob a tutoria de seu Tio.
Associando a necessidade de casar com seu fracasso no amor passado, Aurélia decide vingar-se do homem que a fez sofrer, provocando sentimentos de amargura e desilusão. Negociando com seu Tio e este tratando com Fernando, fica fechada a compra de seu marido. Casando-se e mantendo as aparências perante as pessoas, mas travando internamente uma guerra com o tal amado e odiado esposo. - Observando os acontecimentos que levaram ao desenrolar desse Romance, podemos disparar que, a causa é: a sociedade e seus hábitos doentios, obrigando que o valor seja a imoralidade de seus bens e privilégios. Nada de angustia, desgraça ou problemas; o que ela quer de você é sua felicidade forçada sem considerar as conseqüências que os atos para tanto podem causar.
Na obra, Aurélia antagônica, não deixa de se fazer a esposa realizada. Preocupando-se com tudo, não priva seu marido de nenhum mimo ou ostentação. E aproveitando sempre as oportunidades de jogar-lhe na cara a compra e rebaixa dele por se vender, tendo a primeira como a sua Lua de Mel, descartando qualquer possibilidade de um casamento feliz. Deixando Seixas revoltado e enojado com toda a situação de desprezo e culpa.
Nada pode ser pior do que uma vingança mascarada, pois te causa dor com uma alegria aparente e ódio com um amor incoerente levando à insanidade (como é visto na personagem). A própria sociedade pode explicar os fatos.
Por Emy Azev's
Muito bem, faça o blog...:)
ResponderExcluir